levitra

| Blogspocc

A luta contra remoções nas favelas

Esse sábado foi o dia de discussões relacionadas à Rio +20 e à Cúpula dos Povos na Maré, teve mesa de debate com o tema: “A Favela na Agenda dos Direitos Sociais e Ambientais”, Cineclube e participação do coletivo Entre Sem Bater, formado por Léo Lima, João Vitor Santos e Eduardo Kratochwil, ex-alunos da ESPOCC.

O Entre Sem Bater abriu a programação apresentando o vídeo gravado e produzido por eles, que tem o mesmo nome do coletivo, no ano passado que mostra o dilema vivido por moradores do Morro da Providência que sofrem ameaça de remoção por conta da construção de um teleférico no local onde vivem. Para quem ainda não assistiu, segue abaixo:

Quem sofre com o mesmo problema são os moradores da comunidade Vila Autódromo, localizada em Jacarepaguá. Representantes deles estiveram na Maré para contar como vêm resistindo e lutando contra a Prefeitura que tenta removê-los para a construção do Parque Olímpico, com as obras programadas para começarem no segundo semestre desse ano. Como alternativa a remoção, foi elaborado o “Plano Popular da Vila Autódromo” com a ajuda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) da UFF, que apresenta soluções para os problemas habitacionais que eles vêm vivendo, também para saneamento, infraestrutura, meio ambiente, serviços públicos e desenvolvimento cultural e comunitário.

A remoção das favelas é uma questão que ainda precisa ser muito debatida e divulgada, porque vemos muitas notícias que exaltam as obras realizadas para as Olimpíadas e Copa do Mundo, mas raramente é mostrada as consequências ruins que algumas dessas obras podem trazer.

Raquel Ximenes