levitra

| Espocc 2013 >> Eventos

Ação dos Corpos

O Largo da Carioca, tradicionalmente palco de grandes eventos, amanheceu nesta terça – feira (03/12),  com cerca de 4.000 corpos pintados em  sua calçada. Representando  as marcações feitas pela perícia em locais onde ocorreram assassinatos.  Tal quantia  simboliza  o número de jovens negros mortos  por ano no Rio de Janeiro.
Alunos da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), do Observatório  de Favelas. Estão envolvidos na intevenção que mobilizou aproximadamente 200 jovens.  Para a Campanha Juventude Marcada para Viver, que tem como mote  desnaturalizar as mortes  de jovens negros.

No Brasil, mais de 50 mil pessoas são mortas anualmente. O Estado do Rio de Janeiro contribui largamente para essa soma. Em 2012, o estado apresentou um total de 1.418 mortes por homicídios de jovens na faixa de 15 a 29 anos, 76% das vítimas eram negras.

Isso quer dizer que um negro tem quase 4 vezes mais chances de ser assassinado no Rio. A campanha não focará somente nos corpos, à partir do site www.jmv.org.br, pessoas podem assinar a petição com o intuito de exigir  do Governo Estadual,  o compromisso normativo de  caráter emergencial, de mudança de atuação.Principalmente em territórios  nos quais a população negra é predominante.

Início da ação do Largo da Carioca
1

Policiais observam os corpos pela calçada
2

Corpos já espalhados pelo largo
10

Alunos da ESPOCC durante a intervenção
11