levitra

| Blogspocc >> Espocc 2013

Blogspocc entrevista Rafael Ferreira

“É para pensar não só cinema, mas também a cidade e o território”, diz Rafael Ferreira, 29 anos, morador de Sulacap. Aluno da ESPOCC, ativista do coletivo CRUA. A respeito da TV Caiçara, criada em 2009 para servir como plataforma audiovisual de produção, exibição e distribuição de conteúdo alternativo. Onde produtores de todo o País podem ter seus conteúdos divulgados por meio da página do canal.

537188_574520229253803_1416903657_n

Mesmo não se considerando um profissional em nada, e sim uma junção de tudo, Rafael pode ser considerado um profissional gabaritado em todas as frentes nas quais trabalha. Pois, com pouca idade já carrega a responsabilidade de organizar grandes eventos audiovisuais e oficinas.
Junto com seus colegas da turma de Audiovisual da Escola Popular de Comunicação Crítica, criou o coletivo Criativo de Rua (CRUA). Voltado para as produções audiovisuais independentes entre outras atividades como fotografia, grafite, teatro música e etc.

556410_574515645920928_1681118668_n

Coletivo que se predispõe a atuar nas periferias locais, até então marginalizadas. E que tenham uma história que possa ser acolhida e trabalhada pelo coletivo. Por suas andanças teve e a oportunidade de conhecer o Hotel Spa da Loucura, idealizado pelo médico e educador popular Vitor PorDeus.
Espaço que trata de questões psiquiátricas por meio da cultura. Método desenvolvido pela psiquiatra Nise de Silveira, que era contra as formas e tratamentos agressivas da época.
Ele destaca que a ESPOCC, enquanto instituição, consegue fazer muito mais do que simplesmente ficar no puro “glamour”. “A Escola me ajudou a criar uma rede”, diz Rafael. Ao relatar que a partir desses contatos, começou a estreitar relações com as questões do coletivo.

rafa

Para ele a publicidade afirmativa é extremamente interessante pra acabar com esse estereotipo e mudar a visão construída pela mídia. E que os verdadeiros formadores de opinião estão na periferia. Já que ela sim tem a capacidade de integrar e interagir com diversas pessoas diferentes.