levitra

| Blogspocc

Faccíon: vozes, articulações e experiências

Um espaço de interação para fortalecer o diálogo no processo de transformação social.

Estrategicamente regidas por uma mesma sintonia, as múltiplas vozes da juventude se posicionaram no contexto mundial, debatendo sobre questões sociais e criando novas narrativas. Faccíon: um espaço de interação para fortalecer o diálogo no processo de transformação social.

12162653_876515435765756_714182322_o

Em setembro, o Encontro de Midiativistas da América Latina conectou 200 narrativas de 20 países em Montevidéu, no Uruguai. Este evento fortaleceu a necessidade da organização em rede para multiplicar os meios de enfrentamento às práticas antidemocráticas que imperam na mídia corporativa.

Ampliar o processo criativo de forma veloz e dinâmica conduz a juventude a assumir o seu protagonismo. No encontro, a sinergia cultural caracterizou o ambiente de produção bem como mesas de debates, vozes e articulações. Gestos, olhares e experiências também. O intercâmbio cultural contribuiu para sentir o sangue LATINO pulsando nas veias do coletivo.

12116432_876515475765752_533995826_o

A localização nos remete a reflexão. Um minuto de silêncio! Um minuto… Mas não um minuto de luto. Um minuto de amor. Um minuto de respeito. E, principalmente, um minuto de admiração. Muitas vozes ecoaram pelas terras uruguaias.

A troca de experiências com coletivos, organizações e redes independentes provocou os sentidos das criações. As novas formas de produção estão conquistando o seu espaço. Estas iniciativas pautam a sociedade e buscam produzir transformações sociais nas suas respectivas áreas de atuação. As diferenças culturais enriquecem os processos criativos. E os estereótipos pré-concebidos afastam a sociedade do seu bem maior: a cultura.

Todos atuaram de forma coletiva durante todo o encontro. Seja na cozinha ou na redação. Nas oficinas e debates. Nas reuniões e intervenções. A condução do encontro surpreendeu aqueles que estavam se deparando pela primeira vez com o Faccíon (http://faccionlatina.org/). A amizade reinou após conhecer e trocar experiências .

12164469_876515432432423_1930336639_o

O Faccíon englobou assuntos pertinentes à agenda social da América Latina. A evidência dos discursos é única: a semelhança social. Os ritmos apontam as ondas estéticas, demográficas, linguísticas e simbólicas.

Democratização da comunicação, redes e coletivos, tecnologia soberana, economia mundial, novas mídias, legislação uruguaia, midiativismo e produções culturais colaborativas, constituíram as pautas de discutidas durante todo o evento.

A overdose de ideias no processo de atividades refletia na intensificação cultural. A juventude mais uma vez se reuniu de forma criativa e estratégica em Montevidéu. A sua atuação é importante para o desenvolvimento da América Latina. Potencializar é multiplicar códigos e símbolos. Fortalecer a participação profunda e a busca de soluções para causas legítimas. Além disso, amplia o processo democrático.

Em cada acontecimento emergiam novos rumos, diferentes sensações e perspectivas intrigantes. Durante o evento, nos deparamos com acontecimentos locais, como a reivindicação dos secundaristas ao governo uruguaio pela proposta de 6% do PIB para educação. Eles saíram às ruas para protestar contra o uso abusivo da força do Estado na desocupação do CODICEN. O curioso é a localização do órgão de gestão da educação no Uruguai, que fica entre as avenidas Libertador e Colônia. É a escolha que molda o futuro!

Já a Marcha da Diversidade reafirmou que o amor é o sentimento que traduz a vida. As luzes, as cores, a noite escura, o brilho no rosto, caracterizavam o espetáculo ao ar livre. Idosos. Crianças e Jovens. Adultos. Formavam um aglomerado de 50 mil pessoas que caminhavam pelas ruas, em marcha lenta, radiantes de alegria, para celebrar o direito à liberdade.

Do Uruguai para o Brasil: o Emergências (http://emergencias.cultura.gov.br/pb/) será o responsável por proporcionar um novo encontro com midiativistas do Faccíon, em dezembro, no Rio de Janeiro. Na pauta, comunicação em massa, migração, drogas, educação, direito autoral e diversos outros assuntos que complementem um debate contemporâneo a partir da cultura.

12164383_876515515765748_1476231241_o

Prosseguir para desmistificar. Conhecimento adquirido. Sigo em busca do novo. Experiência enriquecedora. Sistemático. Visionário na transmissão. Compartilhamento de dados e fatos. Vivência é o digno artefato.

 

Renan Sales