levitra

| Blogspocc

Visibilidade e Vigilância com Fernanda Bruno

Visibilidade e Vigilância na Cultura Digital. Este foi o tema abordado por Fernanda Bruno, professora convidada pela ESPOCC 2012 para ministrar a aula no dia 29 de maio, às turmas de audiovisual e cultura digital.

A especialista apresentou aos alunos o resultado de oito anos de pesquisa,  incluindo na ementa, referências como filmes, vídeos, livros e artigos para fomentar a discussão entre os estudantes.

O interesse de Fernanda pelos conceitos de visibilidade e vigilância surgiu em 2003, com os primeiros blogs, ainda em formato de diários íntimos. As publicações dos blogueiros aguçavam a curiosidade de Fernanda, que passou a acompanhar as publicações  e dedicar seu tempo para compreender sobre os assuntos discutidos na rede. Seu estudo é baseado desde a origem do conceito de visibilidade nas instituições disciplinares em meados de século XVIII, até o cenário atual, em que ser visto faz parte do cotidiano.

Como uma tática de ressocialização para reeducar a sociedade, a visibilidade, era entendida aos que detinham o poder como forma de disciplina visando vigiar e punir. Para a sociedade contemporânea o conceito somou-se à vigilância mantendo as relações de poder, mas em novas camadas de conhecimentos, como a tecnologia. Hoje existe toda um glamour, ser visto é sinônimo de status.

Na cultura digital a visibilidade está relacionada à audiência nas redes sociais, fazendo com que o polo emissor não seja o mesmo que fornece informação à massa. O resultado desta ação pode ser visualizada na ampliação dos veículos de comunicação.

Novo Big Brother?

O monitoramento da vida cotidiana, a partir, das redes sociais propõe uma nova discussão sobre a renovação das práticas de vigilância na sociedade. Ferramentas como o Facebook, podem interferir na ascensão profissional (ou não) de um candidato.

Os conceitos de visibilidade e vigilância são utilizados para diferentes meios de comunicação de massa com o objetivo de promover e instigar o público-alvo. A vigilância passa a ser distribuída e não mais centralizada. Como exemplo, podem ser citados os programas no formato reality show.

Fernanda Bruno, integra a equipe de professores do programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), além de, ser a autora do blog “Dispositivos de Visibilidade”.

Endereço do blog: <http://dispositivodevisibilidade.blogspot.com.br>