O que é funilaria automotiva?

O que é funilaria automotiva?

Se você possui um carro, provavelmente teve que lidar com amassados ​​e danos à carroceria. Esses danos podem ocorrer de várias maneiras e com vários graus de gravidade, desde danos mínimos causados, por exemplo, ao abrir uma porta e bater em uma parede, até danos mais graves causados ​​por colisões ou granizo. Em muitos casos, os danos podem ser reparados sem troca de peça, com serviço de funilaria e pintura ou o famoso martelinho de ouro.

Se, como resultado do incidente, apenas restos amassados ​​na lataria, um martelo dourado é geralmente usado para corrigir a situação. No entanto, quando o dano se estende além do amassado e danifica a pintura, pode ser qualquer coisa, desde um arranhão até uma peça que se soltou, recomenda-se a manutenção da carroceria com o serviço de funilaria automotiva.

Mas você sabe como funciona a funilaria?

Como funciona um serviço de funilaria de automóveis?

O serviço de funilaria é usado para consertar peças de automóveis que por qualquer motivo tenham sofrido danos relacionados à carroceria ou pintura.

A funilaria é empregada quando um risco é provocado por uma colisão, como arranhar uma coluna ao estacionar, mesmo em casos mais graves, como acidentes em que uma parte do corpo se rompe. Uma peça nem sempre pode ser recuperada; às vezes, o dano era muito profundo e a peça precisava ser substituída por uma nova. Mas, se houver possibilidade de recuperação, é feita através de uma oficina mecânica especializada em funilaria.

O dano é analisado por um profissional que deve definir a melhor forma de solucionar o problema. Dependendo da gravidade e profundidade do dano, pode ser necessário desamassar ou aplicar uma massa antes de pintar.

A pintura da peça deve ser meticulosa para que a cor e o tom sejam idênticos aos do resto do carro. Cuidado especial deve ser tomado com relação à limpeza. Se houver sujeira na área a ser pintada, isso afetará a qualidade do serviço e não atingirá o nível desejado.

Este é um serviço muito delicado e deve ser realizado por profissionais que realmente entendam do assunto. Se feito de forma incorreta, a peça pode ser ainda mais danificada, resultando em uma alteração estrutural e, portanto, pode precisar ser substituída.

Um profissional especializado que sabe manusear uma peça corretamente, é proficiente em várias técnicas e diversas ferramentas para conseguir uma restauração perfeita, e o cliente pode pegar o carro de volta como se nunca tivesse sofrido danos.

Caso você se interesse pelo assunto e até mesmo pense em trabalhar na área, pode começar fazendo um curso gratuito de pintura e funilaria.

O que é funilaria automotiva?

Quanto tempo leva para consertar um carro danificado?

O serviço de funilaria foi desenvolvido pelas próprias montadoras para eliminar defeitos que surgem durante o processo de produção. No entanto, em muitos lugares, incluindo montadoras, o trabalho costuma ser demorado e costuma levar dias, mesmo que o caso seja simples.

Porém, em outros locais o atendimento é muito mais rápido sem nenhuma perda de qualidade. Existe até uma categoria de reparos rápidos ou reparos expressos que ocorrem em poucas horas.

Procure na sua região por serviços especializados em funilaria ou o famoso martelinho de ouro.

Leia também: Como ter uma sala confortável para assistir filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *